Jaiminho do Algodão

terça-feira, agosto 22, 2006



Não vi, não testei, portanto não tenho como aprovar ou não!!! Porém a idéia é perfeita...

Desde sempre vem rolando uma discução na internet sobre a qualidade das gaitas brasileira, no caso a Hering do Brasil, única fábrica brasileira, até então. Foi então que um indivíduo chamado Melk Rocha, gaitista e participante do Gaita List (grupo de discução sobre gaita) resolveu encabeçar um projeto visionário e utópico. A idéia era criar o óbvio: Gaitas direcionadas para GAITISTAS, eureka... É óbvio,mas a Hering não tem isso com prioridade e divide sua produção de gaitas com gaitas chaveiros, gaitas de bebum, gaita pra criança, além de ter tentado uma época fazer guitarras, flautas, etc... Sem contar o fato de, quando a gente pega as gaitas novinhas na loja e as abre pra fazer qualquer tipo de aprimoramento a gente olha pras palhetas e parece que passou um carcará em cima das pobres palhetas, deixando as mesmas com aquelas ranhuras que facilitam a perda da palheta com o tempo de uso, tornando difícil até afinar as mesmas, pois antes mesmo delas desafinarem a pobre palheta vai pro brejo!

Conforme venho acompanhando as notícias, eles fizeram um puta trabalho de consultoria junto aos gaitistas brasileiros para saber o que uma boa gaita precisa ter, questões como resposta, vedação/vazamentos, afinações, materiais, etc... Tá parecendo ser um trabalho minuncioso, sendo que toda a parte administrativa da empresa, o pessoal que chefia a produção e até a parte de marketing é formada por gaitistas (amadores e profissionais) ou amantes desse maravilhoso instrumento.
No portal Gaita BH tem a informação mais detalhada: http://gaitabh.blogspot.com/2006/07/uma-nova-fbrica-de-gaitas-no-brasil.html
Site do projeto: http://www.bends.com.br/