Jaiminho do Algodão

segunda-feira, dezembro 18, 2006

2006 tá acabando galera...

_
O ano tá acabando numa grande promessa pra minha gaita e meu caminho musical. A Sunrise está mais que bem encaminhada, agora contamos com a guitarra de Gabriel Pavan (vulgo Charles Bronson) e Odair Stocco (Odareco, Odadá, Odilon, etc...) na bateria. Os dois voltaram pra banda com vontade de fazer bonito, levar a banda de forma profissional e tocar um repertório consistente. Foda. Meu Blues está encaminhado.
_
Comecei a estudar os overs este ano, agora no finalzin, e tá rolando bem, tirei uns teminhas já: Batida Diferente, Casa Forte, Chega de Saudade, Auttum Leaves... Estou estudando a cromática também, descobri um novo instrumento maravilhoso, pois eu cosidero a diatônica e a cromática tão diferentes quanto um trombone e um trompete. Falar nisso, ontem peguei um trombone pra tocar, 5 anos depois de devolver um pro maestro Célio e afirmar que queria ser gaitista, rapá, é difíciol tocar aquilo... Em suma, tô querendo estudar música mais seriamente, não sei como, mas vou. Havia a possibilidade de fazer o curso técnico da fames, em música popular, mas não há espaço pra gaita lá, então eu teria deapreder um instrumento 'mainstream' tipo violão pra poder entrar. Aí lá eu forçava a barra pra tocar gaita. O contato com o
Otávio Castro no orkut e msn me deram um puta gás pra estudar cromatismos, tocar e viver a música, até na internet o cara é pura energia. Tô doido pra juntar grana e ir pro Rio conhecer ele e o Luiz Manoel, um senhor muito gente fina e muito interessado na galera nova.
_
Tenho dado aula também, e estou animado, mas estou com apenas um aluno. Ano passado tive 4 alunos, mas parei por não sentir segurança em passar as coisas, agora sinto essa seguraça. Vários já me procuraram, mas não levaram adiante. Juntei com
Cezão, meu amigo e ex-professor, pra estudarmos a cromática e montarmos um WorkShop sobre gaita lá pra Fevereiro. A idéia que temos é, como a demanda de gaitistas aqui no ES é muito baixa, dar uma explanação geral das potencialidades deste instrumento, e seria direcionada para qualquer músico que tiver o mínimo de curiosidade. Vamos montar algo bem dinâmico misturando cromática e diatônica. Cezão fica com a cromática, eu com a diatônica. Já temos 3 contatos pra apresentar nosso workshop.
_
O Revellion do ano passado eu fui pra Itaúnas tocar, não recebi nada, mas comi, dormi e bebi de graça. Querendo ou não foi um retorno. Mas esse ano a parada está mais séria. O
Sérgio Benevenuto me ligou pra eu tocar no revellion da praia de camburi. Vai ser um repertório de Roberto Carlos, mas coisas mais antigas dele. O importante é que vou tocar profissionalmente, e se mesmo não gostando de Roberto Carlos, vai rolar uma visibilidade. Não passarei o resto da minha vida tocando isso, pretendo muito mais, quero samba, choro, baião, jazz, experimentalismos, mas trabalhos como este vão ser uma boa maneira de se sustentar. Além do que, tô vendo que vai ser muito divertido participar desse evento.
_
Aqui em Vitória a gaita é muito rara ainda, fiz uma comunidade no orkut pra juntar essa galera, mas a galera pouco se manifesta. Atitudes como o WorkShop e sua possível extenção, o Blues Sociedade Acústica (eu, Cezão e Sylvio Boy dividindo o palco num repertório bastante gaitístico, como já fizemos em Abril de 2004), podem ajudar nessa visibilidade da gaita aqui na ilha.
_
Outra coisa que pode rolar é um patrocínio de uma nova marca de amplificadores, a Old Ville. Tudo vai depender da conversa que vou ter com meu tio, o fabricante dos amps. Tenho que acabar com essa coisa de "titio me dando presente" e mostrar ser uma relação séria entre uma banda que precisa de apoio e uma marca nova e desconhecida que precisa ser divulgada seriamente.
_
Outra coisa é que estou começando a mecher nas minhas gaitinhas a fim de regular melhor as bixinhas pra melhorar minha sooridade, ter algo mais redondo no meu som.
_
Agora preciso registrar minhas promessas pra 2007, pra depois poder cobrar de mim mesmo:

1. continuar estudando cromatismos na diatônica e a cromática propriamente dita;
2. começar a compor e gravar a primeira Demo da Sunrise;
3. colocar no ar o site da Sunrise;
4. só usar gaitas boas e parar de Free Blues;
5. montar um projeto paralelo à Sunrise, pra tocar música brasileira e jazz;
6. montar um método pra dar minhas aulas;
7. estudar, estudar, estudar;
8. escutar, escutar, escutar;

1 Comments:

  • Cara sucesso nessa luta pelo som perfeito. Foi um prazer trocar idéia contigo esse ano Prot.

    Um feliz natal e um 07 com muita gaita e saúde.

    Abraços!

    By Anonymous Anônimo, at 11:24 PM  

Postar um comentário

<< Home