Jaiminho do Algodão

sábado, dezembro 30, 2006

Maurício Einhorn - Biografia


Moisés David Einhorn nasceu no Rio de Janeiro, em 29 de maio de 1932. Esse carioca nascido na Lapa e criado no Flamengo, praticamente trocou as fraldas pela gaita. Filho de pais poloneses e gaitistas, ganhou sua primeira harmônica aos 6 anos.
Aos treze já dominava uma harmônica de boca, tendo com ela integrado vários conjuntos e participado de vários programas de Rádio, inclusive do famoso Papel Carbono, de Renato Murce, na Rádio Nacional.
Desde então tem viajado pelo mundo participando de tournées e de gravações com artistas brasileiros e estrangeiros tais como Sarah Vaughan, Fred Cole, Sebastião Tapajós, Baden Powell e Hélio Delmiro. Em 1975 grava seu primeiro disco: "The Oscar Winners", no mercado foi lançado com o título "A Era de Ouro do Cinema".
Em 1979 lança o segundo, com o seu próprio nome, disponível apenas na Europa.Parceiro de Eumir Deodato, Ugo Marota, Johnny Alf, Durval Ferreira, e entre outros encontrou seu amigo e violonista Sebastião Tapajós, a sua parceria mais constante e duradoura.
Com presença marcante no movimento da bossa nova, compôs "Batida Diferente", além de "Tristeza de nós dois", "Estamos aí" e "Alvorada".
Formou com Hélio Delmiro e o baixista Arismar do Espírito Santo um trio dos mais requisitados nas noites cariocas. Em 1983 o trio se apresentou com enorme sucesso no Teatro Nacional de Brasília.
Em 1985 se apresentou no Maksoud Plaza em São Paulo, espetáculo que foi considerado antológico ao lado de Leni Andrade, Johnny Alf e Paulo Moura.Ainda em 85. Participou do I Free Jazz Festival com seu conjunto (Chimeli, Arismar, Bob Wyatt) e junto com o trio de Toots Thielemans.
No último espetáculo de Bobby McFerrin no Canecão, ao reconhecer Maurício na platéia convidou-o para uma canja, tendo tocado juntos "Summertime" e um blues improvisado. Dois dias depois, quando se apresentava no People, Bobby acompanhado do trompetista Chuck Mangione retribuíram a canja do Canecão tocando ao lado de Maurício, num encontro considerado memorável.
Simples, afável modesto e companheiro, Mauricio Einhorn é desses artistas considerado como patrimônio da cultura musical brasileira. Com muita técnica e sensibilidade ele é respeitado e querido em todo o mundo.
_
_
Baixe aqui um disco dele e conheça esse grande gaitista carioca.
_
Dois temas mais conhecidos de Maurício Einhorn

3 Comments:

  • QUe legal Prot, baita coincidencia, to fazendo um site novo e semana passada fiz várias pesquisas entre elas a biografia do Einhorn, o cara é foda velho...
    feliz 07

    By Anonymous Anônimo, at 4:15 PM  

  • Galera, acho que essas partituras estão erradas, não estão no tom original... pelo menos não no tom do disco onde elas primeiro foram gravadas, vou averiguar e depois notifico!

    Se alguém tiver a partitura original e puder passar manda pra gente!

    valeu!

    By Blogger prot, at 3:44 PM  

  • Tive a sorte de estar presente no People na memorável noite que reuniu o Mauricio com o Bob. Sai flutuando e fiquei marcado na alma pela beleza de musica e dos músicos.

    By Anonymous Anônimo, at 9:31 PM  

Postar um comentário

<< Home