Jaiminho do Algodão

terça-feira, dezembro 26, 2006

Meu pequeno Frankeinstein





Meus testes na minha Vintage Hering. É claro que esta gaita já estava fudida, eu não ia fazer este tipo de coisa numa gaita nova! Rs... A técnica é a Chanfragem (chanfro). Além disso eu fiz duas trocas de palhetas e, nas duas palhetas trocadas, adicionei um pesinho (solda) para descer a afinação delas.

O Motivo: Para se produzir a técnica chamada Overbend (Sobressopro) é necessário que a palheta acionada esteja bem rente à ranhura, para que seja mais facilmente bloqueada no momento da alteração da pressão do ar. Esta tecnica seria para facilitar a resposta dos overs, mas é lógico que ela não viria sozinha. E é bom deixar claro que tava fazendo isso só de onda, existem pessoas bem mais gabaritadas pra fazer isso, e vou deixar uns links aqui com opiniões de pessoas de peso na lutheria de gaita.

A 'Técnica': Para se produzir o resultado visto nas fotos eu usei uma ferramenta giratória com uma ponta que corta 'de banda'. Foram feitos pequenos chanfros nos finais das palhetas. Com o chanfro as palhetas poderiam ficar paralelas a placa de vozes, teoricamente melhorando a resposta.

O resultado: Uma bosta! Mais por inexperiência e minha mão pesada. Nesse tipo de trabalho é necessário ter muita paciência e mãos leves.

O sentido da vida: Parar de tentar fazer este tipo de experiência exagerada na gaita e pensar no mínimo que um gaitista deve fazer. Serviços minunciosos são para luthiers especializadas.

Links relacionados:

Orkut

Overblow.com

Bresslau

Harp On Line

3 Comments:

  • Cara depois de voltar do workshop de manutençãso do Vasco Faé me aventurei a baixar as palhetas pra tentar deixar mais perto do corpo e o que aconteceu?
    Não sai mais som nenhum, tive que voltar ao normal, mas desafinou tudo, terei que reafinar, que saco!
    Vou continuar brigando pelos meus overs.
    ABRAÇOS

    By Anonymous Anônimo, at 12:19 AM  

  • Estranho ter desafinado, pq só baixar a palheta não influencia na afinação. É foda, pra fazer o gapin' tem q ter mãos leves e ir experimentando bem vagarozamente,ir tentando, tentando, voltando até conseguir...

    By Blogger prot, at 6:14 PM  

  • Nos próximos dias farei novas experiências e depois te conto.
    Acho que desafinou por voltar ao normal, pois eu tinha baixado demais.

    By Anonymous Anônimo, at 1:37 PM  

Postar um comentário

<< Home